quinta-feira, 30 de outubro de 2008
Vida de Jornalista ;)
Ser Jornalista, é uma profissão bastante comentada ultimamente,um jornalista faz parte de um meio muito abrangente que se chama COMUNICAÇÃO.
O Jornalista fascina muitas pessoas pelo seu potencial,muitas vezes por sua coragem em devidos assuntos,mas muitas vezes causa muita raiva,imcompreensão,pois jornalistas não é que são chatos,mas precisam de "amolar" as pessoas para saber as notícias e ele faz isso como qualquer outra pessoa que luta pelo pão de cada dia,se ele não for chato as vezes, não se virar,ter notícias de primeira mão, a matéria não rende. Muitas pessoas pergunta : - Porque só passa tragédia nos Jornais? Talvez seja por que vivemos hoje em dia em um País que notícia ruim vende mais, as pessoas não pensam mais naquela velha bondade que existia há alguns anos atrás,hoje as pessoas só pensam em roubar,matar,sequestrar.E se você por nos jornais pessoas ajudando velhinhos a atravessar a rua não têm a mesma repercussão que teria se alguém ficasse dias mantendo um indivíduo refém.Infelizmente é assim e esta é a verdade.
O jornalista ele não tem hora pra sair de uma redação, de um estúdio,mas poucos reclamam da falta de horário porque estão ali fazendo o que gostam.Lutando pra ter o salário no fim do mês,que é pouco.
Mas qual seria o perfil de um Jornalista?
Acredito que a profissão é como as outras e deve ser técnica e eticamente realizada,nada mais que isso.
De acordo com Ernest Hemingway "O jornalismo pode ser uma ótima profissão desde que largada a tempo", muitos seguem isso ao pé da letra,trocam loucuras de redação pela própria casa, dizem que em redações,bebem bastante cafés,o telefone não para de tocar e é uma loucura.Mas muitas vezes o que você tem de diferente é o que você mais têm de valioso e raro.
Quando se gosta do que faz,esquecemos do lazer, de tudo,abrindo mão de muita coisa e começa ter uma diferença artificial entre o trabalho e lazer que passa a não ter mais significado.
Mas deixando bem claro que a maioria das pessoas trabalham para sobreviver, outros para adquirir fama e riqueza.
O jornalista deve ser ambicioso, ter idéias e não se deixar amedrontar por facínoras. Como você vê, caro leitor, ser um bom jornalista não é fácil, mas a tentativa vale a pena!